Preparando indivíduos por meio do desenvolvimento das competências fundamentais para a gestão eficaz.
Negociação e Administração de Conflitos, Avaliação de Empresas, Liderança e Desenvolvimento de Equipes, Gestão de Competências, Gestão do Tempo
Gestão do Desempenho, Comunicação e Diálogo com Stakeholders, Análise de Problemas e Tomada de Decisão, Ética nas Relações Organizacionais.
Palestras - Oficinas
Workshops - Coaching - Valuation
A Fecomércio SC lançou no dia 11/11/2015, em Florianópolis, o Programa de Qualificação de Negociadores com a participação do Prof. Carvalhal, que discorreu sobre as estratégias de resolução de conflitos nas relações de trabalho e nas negociações patronal x laboral. Advogados e dirigentes de mais de 50 sindicatos filiados, que representam cerca de 300 mil empresas do setor em SC, participam da capacitação, oferecida pela Câmara de Relações Trabalhistas.
O Prof. Carvalhal esteve em Florianópolis, SC, nos meses de outubro e novembro de 2015 para dois eventos no Tribunal de Justiça de Santa Catarina.
No Curso de Pós Graduação em Gestão Estratégica do Poder Judiciário conduziu a disciplina Negociação e Tomada de Decisão e para os gestores do Tribunal de Justiça de Santa Catarina ministrou o Curso de Negociação Avançada.
A Universidade Federal Fluminense convidou o Prof. Carvalhal para conduzir a palestra "Os Desafios da Negociação".
Esta palestra foi um dos temas do Terceiro Seminário de Engenharia de Petróleo e Gás Natural que ocorreu em 24/10/2015, em Niterói, RJ.
No dia 06/10 e 05/11/2015 ,em São Paulo e no Rio de Janeiro, a Amil, importante empresa do setor de planos de saúde, promoveu dois workshops destinados a capacitar mais de 60 profissionais de áreas comerciais de diversas regiões do país.
O Prof. Carvalhal, convidado pelo IBMEC, atuou como facilitador do tema "Técnicas de Negociação".
No dia 17/09/2015 a Ingredion, empresa global com expertise em áreas como transformação de texturas, redução de açúcar e gordura, melhoria de sabor e perfil nutricional de alimentos, promoveu em Mogi Guaçu, SP, mais um de seus encontros orientados para o Desenvolvimento de Lideranças.
Como parte deste programa o Prof. Carvalhal conduziu o workshop de Negociação nas Relações de Trabalho.
Nos dias 28 - 29/08/2015 o Escritório Martinelli Advocacia Empresarial, Joinville, SC, um dos mais destacados do sul do Brasil, promoveu um curso de Negociação Avançada customizado para atender as demandas específicas das atividades que desenvolvem.
Abordando o tema o Prof. Carvalhal conduziu várias atividades práticas diretamente relacionadas ao desenvolvimento das competências do advogado como negociador.
Entre os meses de maio e novembro de 2015 foram conduzidos oito eventos do "Curso de Técnicas e Habilidades Fundamentais de Negociação" para funcionários da VALE, uma das maiores mineradoras do mundo, em São Luís, MA, com destaque para a importância do fortalecimento da competência de Negociação em momentos críticos.
Participaram dos eventos mais de 90 pessoas que discutiram como Prof. Carvalhal formas de superar disputas, divergências e antagonismos em momentos de mudança como os que estamos vivenciando.
Em julho de 2015 o Prof. Carvalhal apresentou no SindiEnergia, em São Paulo, a palestra "Os Desafios da Negociação".
O evento, organizado sob a coordenação de Luiz Sergio Assad, diretor-presidente do Sindicato, contou com a presença de representantes de empresas associadas, e teve o objetivo de refletir sobre a eficiência das negociações em qualquer contexto, enfatizando os âmbitos sindical e organizacional.
Em março de 2015, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo - CNC-RJ juntamente com a Fecomércio-SP, promoveu o 1o Workshop de Negociação Coletiva.
O Prof. Carvalhal atuou como moderador das palestras de diversos representantes sindicais que tiveram como finalidade apresentar formas de respaldar o empresariado na defesa resoluta, equilibrada e absolutamente coerente dos seus interesses, diante do novo cenário trabalhista.
Em agosto de 2014 a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo - CNC-RJ , por meio da Assessoria de Gestão das Representações - AGR, desenvolveu o Workshop de Negociação para capacitar e fortalecer a representatividade do Sistema CNC na defesa dos interesses dos setores empresariais por ele representados.
Saiba mais sobre nossos projetos customizados.
A VISION® Desenvolvimento de Pessoas está preparado para suprir qualquer tipo de demanda, por mais específica que seja.
Com base em competências de gestão permanentemente valorizadas pelas organizações, independentemente de ciclos e conjunturas, que são: NEGOCIAÇÃO, LIDERANÇA, COMUNICAÇÃO E TOMADA DE DECISÃO, nossos cursos podem ser redimensionados de acordo com a ênfase requerida pelo contratante, e permitem, inclusive, a combinação de conteúdos para o atendimento de demandas especiais.
Os projetos customizados podem ser desenvolvitos no formato in company, para pequenos grupos, presencial ou semipresencial, cursos de curta duração, workshop, palestras, etc.
A VISION® Desenvolvimento de Pessoas também colabora com processos de compra e venda e negociações relacionadas à reorganização societária. Para isso elabora relatórios de valuation: avaliações do potencial de crescimento esperado e das perspectivas de rentabilidade do negócio.
Em 18 de março de 2017 o Prof. Carvalhal apresentou na Associação Comercial e Empresarial de Dourados - MS, a palestra "Os Desafios das Negociações".
O evento, co-patrocinado pela Trecsson Business FGV, contou com a presença de cerca de 80 dirigentes, empresários e gestores de empresas associadas, e teve o objetivo de refletir sobre a relevância das negociações em qualquer contexto, enfatizando as competências que favorecem o desempenho dos negociadores.
Resultado de parceria entre a VALE e as coreanas Dongkuk e Posco, a Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) é a primeira usina siderúrgica integrada da região Nordeste e uma das mais modernas do mundo (2016). Localizada no Complexo Industrial e Portuário do Pecém, em São Gonçalo do Amarante, Ceará, começa a abordar o tema Negociação, no seu programa de desenvolvimento de competências. A VISION foi selecionada e o Prof. Carvalhal conduziu o evento piloto de "Negociação Avançada com base em Modelos Mentais" para 22 participantes selecionados entre Especialistas e Gestores nos dias 22 e 23/02/2017.
Na semana de 21 de novembro, em Uberlândia-MG, o Prof. Carvalhal atuou junto a trinta e sete Engenheiros Agrônomos da NIDERA Sementes, tratando do tema Negociação com ênfase em Contratações. A NIDERA, empresa multinacional, com expressiva atuação no agronegócio brasileiro, tem como um de seus principais desafios a contratação de multiplicadores de sementes de soja comprometidos com elevados níveis de qualidade.
Nos dias 25 a 27 de agosto, em Uberaba-MG, o Prof. Carvalhal conduziu o referido curso para profissionais e gestores de logística da empresa BRAVO Logística, com destaque para a prática de habilidades requeridas, fundamentais para o fortalecimento da competência de Negociação no contexto em que desenvolvem suas atividades.
Nos dias 23 e 24 de agosto, em Bauru-SP, o Prof. Carvalhal conduziu um curso-oficina para profissionais de compras, auditoria e controle da UNIMED – Centro-Oeste Paulista. Os vinte e quatro profissionais participantes, oriundos de diversas cidades da região, responsáveis pelas negociações de OPME – Órteses, Próteses e Materiais Médicos Especiais, discutiram formas de tornar mais eficaz sua ação profissional como negociadores no contexto específico de suas áreas de atuação. (Veja aqui mais informações.)
Nos dias 18 e 19 de agosto, em Manaus-AM, o Prof. Carvalhal conduziu o referido curso para Pesquisadores e Líderes de Departamentos do INPA – Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. Os vinte participantes, com cargos executivos, responsáveis pelas áreas de Mestrado, Pesquisa, Inovação, Tecnologia da Informação, Administração e Finanças da Instituição participaram de diversas atividades, coordenadas pelo Prof. Carvalhal, com a finalidade de fortalecerem suas competências Negociação no contexto das relações internas e com seus principais stakeholders.
Nos dias 15 a 17 de agosto, em Manaus-AM, por intermédio da ORBI-RH, o Prof. Carvalhal conduziu o referido curso para profissionais de compras da HONDA e da SAMSUNG, com destaque para a prática de habilidades requeridas, fundamentais para o fortalecimento da competência de Negociação no contexto comercial.
Entre os meses de junho e julho de 2016 foram conduzidos eventos do "Curso de Técnicas e Habilidades Fundamentais de Negociação" para funcionários da VALE, uma das maiores mineradoras do mundo, em São Luís, MA, com destaque para a importância do fortalecimento da competência de Negociação em momentos críticos.
Os participantes discutiram com o Prof. Carvalhal formas de superar disputas, divergências e antagonismos em momentos de mudança como os que estamos vivenciando.
Entre os meses de maio e julho de 2016, a UNISE – Universidade do Sistema Eletrobras e a Fundação COGE – Fundação Comitê de Gestão Empresarial, promoveram quatro eventos (Rio, Brasília, Florianópolis e Recife) para aprofundar os conhecimentos dos participantes sobre o tema no contexto do Programa de Capacitação em Gestão de SPE’s – Sociedades de Propósito Específico.
Cerca de cento e vinte Conselheiros, Diretores e Profissionais envolvidos na Gestão de SPE’s, de empresas como Chesf, Eletrobras, Eletronorte, Eletrosul, Furnas e suas SPE’s discutiram com o Prof. Carvalhal as implicações da qualidade das negociações como fator crítico de sucesso para as ações de Governança Corporativa e Desempenho Empresarial.
A AGGREKO, empresa holandesa líder mundial em aluguel de geradores, bancos de carga e locação de soluções temporárias de climatização e resfriamento, contratou o Curso de Negociação Avançada para profissionais de diversas áreas. Nos dias 12 e 13 de maio de 2016 no Rio de Janeiro, vinte e cinco participantes trataram sobre seus desafios nas relações internas e externas com o Prof. Carvalhal, com base nos principais modelos mentais, para o fortalecimento de suas habilidades de negociação.
Veja o currículo do Prof. Eugenio do Carvalhal
Mestre em Gestão Empresarial pela Fundação Getulio Vargas no Rio de Janeiro – FGV-RJ. MBA em Administração pela COPPEAD da UFRJ. Bacharel em Administração de Empresas. Especializado em Negociação através do Situation Management System Institute, USA; University of British Columbia, Canadá, CWC School for Energy. Inglaterra; e em Comportamento Organizacional pela Columbia University, USA.
Executivo de empresas por mais de 20 anos, desenvolveu-se profissionalmente em Vendas, Marketing, Planejamento e Recursos Humanos. Durante 15 anos de sua carreira na IBM Brasil e no Grupo Gerdau, ocupou diversos cargos gerenciais. Entre eles foi gerente de Programas de Educação e Desenvolvimento Gerencial, do Centro Educacional da IBM-Gávea no Rio de Janeiro. Foi Gerente Geral de empresas de médio porte por mais de cinco anos.
Concebeu, estruturou e coordenou o Curso de Formação de Negociadores da FGV-RJ desde seu início em 2002 até a data, com 30 edições já realizadas. Foi professor do Programa para Formação de Negociadores da Unisinos-RS, por doze anos.
Prof. de cursos de pós-graduação lato sensu da FGV Management e do IBMEC. Membro do corpo permanente da Câmara FGV de Conciliação e Arbitragem. Instrutor de cursos de Negociação, no Brasil, Portugal e Países da América Latina desde 1984.
Participou, entre 2000-2002, da preparação de quatro Contingentes Brasileiros para as ações no Timor Leste, por meio da Organização das Nações Unidas, coordenada pelo Comando de Operações Terrestres – COTER do Exército Brasileiro. Instrutor da Escola de Comando e Estado Maior do Exército – ECEME, da disciplina de Negociação no Curso de Política, Estratégia e Alta Administração do Exército – CPEAEx desde 1999.
Autor do livro "Negociação - fortalecendo o processo: como construir relações de longo prazo", publicado pela Ed. VISION, já na sua 9ª edição, com mais de 19 mil exemplares vendidos. Autor coordenador do livro "Negociação e Administração de Conflitos" da série Gerenciamento de Projetos, editado pela editora FGV, já na sua 5ª edição. Co-autor do livro "O ciclo de vida das organizações", editado pela Editora FGV em 1999, com mais de 10 mil exemplares vendidos. Entre 2002 e 2004 foi articulista da coluna mensal "Negociação" da Revista Conjuntura Econômica da FGV.
Idealizador e coordenador do projeto, aprovado pelo Ministério de Cultura em jun/2006, "As múltiplas faces do negociador brasileiro: 12 retratos da diversidade cultural nas negociações". Co-autor do trabalho de pesquisa "Dimensões Interculturais da Negociação: O Estilo Negocial Brasileiro" apresentado na 3ª Bienal Internacional de Negociação em Paris, em novembro de 2007 e de diversos artigos em publicações especializadas no Brasil e no exterior.
É sócio-gerente da VISION® Desenvolvimento de Pessoas, com sede no Rio de Janeiro. Desde 1986 vem atuando como Consultor Organizacional e de Negociação, Instrutor de Programas de Treinamento e Desenvolvimento, tendo colaborado com diversas instituições públicas e privadas, nacionais e multinacionais, no Brasil, Portugal e em países da América Latina.
Seja diante de oportunidades ou de situações de conflito todos precisam fazer uso das características dos bons negociadores para abordar o processo de forma construtiva.
Para desenvolver a competência de Negociação é necessário reconhecer e atuar sobre todos os aspectos materiais e comportamentais que podem interferir nos resultados e no relacionamento.
Os cursos de Negociação da VISION®, coordenados pelo Prof. Eugenio do Carvalhal, fazem uso de casos genuinamente brasileiros e de modelos mentais que favorecem o processo decisório e estimulam a análise crítica das virtudes e fragilidades do estilo brasileiro de negociar.
Leia mais sobre o Curso de Negociação Avançada.
O Curso de Negociação Avançada está indicado para profissionais e gestores que têm a atividade de negociação como instrumental para o desempenho de suas funções e reconhecem a importância do domínio de conhecimentos e técnicas sobre o tema para a obtenção de resultados diferenciados.
Oferecido em formatos de curta duração, com carga horária de 16 horas ou 24 a 32 horas, esse programa apresenta uma relação interessante entre investimento e retorno pela aplicação imediata dos conteúdos conceitual e prático abordados.
Estudos de caso e simulações são adaptados às necessidades funcionais específicas de cada turma de participantes entre eles, gestores de projetos, logística de suprimentos, produção, marketing, vendas e recursos humanos.
O acervo de estudos de caso e simulações de negociações da VISION® Desenvolvimento de Pessoas está preparado para suprir qualquer tipo de demanda, por mais específica que seja.
O sucesso desse formato é consagrado não só pelo número de edições in company mas também por sua inclusão recorrente na ementa de programas de MBA de renomadas instituições de ensino no Brasil, com as quais a VISION® mantém relacionamento.
OBJETIVOS
Ao término do curso é esperado que o participante:
PÚBLICO ALVO
INSTRUTORES
CONTEÚDO
METODOLOGIA
Por que desenvolver a competência NEGOCIAÇÃO?
Veja o currículo do Prof. Luiz Guilherme Tinoco Aboim Costa
Mestre em Engenharia de Produção pela UFF e economista pela UERJ.
Sócio da Confiance Inteligência Empresarial, tendo realizado nos últimos anos trabalhos de consultoria para as seguintes empresas: HSBC, Suzano Papel e Celulose, Banco do Brasil, Copesul, Grupo Paranapanema, Caraíba de Metais, Votorantim Metais, Grupo Espírito Santo (Portugal), Portobello, Grupo Fosfértil, Bahia Sul, Unimed-Rio e outras.
Professor do COPPEAD/UFRJ e FGV. Ex professor do IBMEC.
Disciplinas lecionadas: Finanças Corporativas, Análise de Projetos, Avaliação de Empresas, Modelagem de Projeções, Análise das Demonstrações Financeiras, Administração do Capital de Giro e Jogos de Empresas.
Co-autor do livro Análise Econômico-financeira de empresa. Editora FGV. 2008.
Co-autor do livro Valuation - Manual de Avaliação e Reestruturação Econômica de Empresas. Editora Atlas. 2ª edição: 2011.
Foi membro do Conselho fiscal do Banco do Brasil e da Sadia (suplente) em 2008 e 2009.
Atuou junto ao BNDES desenvolvendo a modelagem de projeções e avaliação de empresas no Programa Nacional de Desestatização das empresas Companhia Petroquímica Camaçari, Salgema, Fosfértil, Ultrafértil, Goiasfértil, Petroflex, Nitriflex, CQR e Alclor.
Responsável pela elaboração de laudos de avaliação desde 2010 para a agência de fomento do estado de São Paulo (Desenvolve-SP)
Desenvolveu quatro laudos de avaliação de empresas para fechamento de capital, aprovados pela CVM.
Desenvolveu o sistema de projeções financeiras e Avaliação de Empresas atualizado pelo IFRS para a Previ (GETEC) e BB-DTVM.
As técnicas de avaliação de ativos (valuation) e as habilidades de negociação são fundamentais para comprar e vender empresas; estruturar alianças de negócios; fazer cisões ou fusões; calcular o preço ideal das ações; ajustar o regime tributário.
O Curso de Avaliação e Negociação de Empresas tem como referência os principais métodos de Valuation, a saber: APV (Adjusted Present Value), Fluxo de Caixa da Empresa descontado pelo WACC (Weighted Average Cost of Capital), EVA (Economic Value Added) e Fluxo de Caixa do Acionista descontado pelo custo de capital próprio. Para o desenvolvimento da competência Negociação o curso aborda os principais Modelos Mentais aplicados ao tema com a utilização de diversos Casos Brasileiros, bem como o aprofundamento nas principais Características dos Negociadores Eficazes.
Leia mais sobre o Curso Avaliação e Negociação de Empresas.
O Curso de Avaliação e Negociação de Empresas parte do pressuposto que em situações de conflitos e de oportunidades empresariais ligadas às fusões, cisões, partilha, conflitos societários, são necessárias ações orientadas para avaliar a empresa – o negócio – e negociar entre as partes visando otimizar o benefício mútuo por meio da equidade.
É conduzido ao longo de adequado espaço de tempo, tratando o conteúdo dos temas Avaliação de Empresas e Negociação Empresarial Avançada, de forma articulada entre si, em dois módulos de 15 horas/aula, totalizando 30 horas/aula.
A Disciplina de Avaliação de Empresas é estruturada com base nos principais métodos de Valuation, especialmente o Fluxo de Caixa Livre da Empresa descontado pelo WACC (Weighted Average Cost of Capital), EVA (Economic Value Added) ou Fluxo de Caixa do Acionista descontado pelo custo de capital próprio.
Esta disciplina está em linha com o estado da arte em termos de metodologia com aplicabilidade imediata para o Valuation de empresas brasileiras, independente de porte ou de setor, como Indústria, Serviços ou Varejo.
A Disciplina Negociação Empresarial Avançada se baseia em tema presente no Curso de Formação de Negociadores, coordenado pelo Prof. Carvalhal, tem uma história de sucesso consolidada, por meio de diversas instituições, ao longo de mais de 30 edições e a aprovação de mais de 700 participantes, no contexto do desenvolvimento avançado de negociadores.
Essa disciplina está alinhada com o estado da arte da educação em negociação, nos principais Modelos Mentais aplicados ao tema com a utilização de diversos Casos Brasileiros, bem como o aprofundamento nas principais características dos negociadores eficazes em contextos: Comerciais, Empresariais, Interpessoais e em Projetos.
O Curso de Avaliação e Negociação de Empresasé ministrado exclusivamente por profissionais experientes em negociações, que aliam uma ampla vivência empresarial com sólida formação acadêmica.
Tem como pré-requisito o curso superior e/ou experiência profissional.
Apresenta uma excelente relação custo-benefício, comparativamente ao que é oferecido por instituições de primeira linha no Brasil e no exterior.
OBJETIVOS
Objetivos da Disciplina de Avaliação de Empresas
Objetivos da Disciplina de Negociação Empresarial Avançada
PÚBLICO ALVO
De forma ampla, o curso interessa aos profissionais que estão envolvidos, direta e indiretamente, na resolução de conflitos decorrentes do valor da empresa, empreendimento ou negócio, e nas negociações que ocorrem nas relações intra e inter organizacionais:
INSTRUTORES
CONTEÚDO
Ementa da Disciplina de Avaliação de Empresas
Ementa da Disciplina de Negociação Empresarial Avançada
METODOLOGIA
Veja o currículo do Prof. Eugenio do Carvalhal
Mestre em Gestão Empresarial pela Fundação Getulio Vargas no Rio de Janeiro – FGV-RJ. MBA em Administração pela COPPEAD da UFRJ. Bacharel em Administração de Empresas. Especializado em Negociação através do Situation Management System Institute, USA; University of British Columbia, Canadá, CWC School for Energy. Inglaterra; e em Comportamento Organizacional pela Columbia University, USA.
Executivo de empresas por 20 anos desenvolveu-se profissionalmente em Vendas, Marketing, Planejamento e Recursos Humanos. Durante 15 anos de carreira na IBM Brasil e no Grupo Gerdau onde ocupou diversos cargos gerenciais. Entre eles foi gerente de Programas de Educação e Desenvolvimento Gerencial, do Centro Educacional da IBM-Gávea no Rio de Janeiro. Foi Gerente Geral de empresas de médio porte durante cinco anos.
Concebeu, estruturou e coordenou o Curso de Formação de Negociadores da FGV-RJ desde seu início em 2002 até a data, com 28 edições já realizadas. Professor do Programa para Formação de Negociadores da Unisinos-RS.
Professor de cursos de pós-graduação lato sensu da FGV Management. Membro do corpo permanente da Câmara FGV de Conciliação e Arbitragem. Instrutor de cursos de Negociação, no Brasil, Portugal e Países da América Latina desde 1984.
Participou, entre 2000-2002, da preparação dos Contingentes Brasileiros para as ações no Timor Leste, através das Nações Unidas, coordenada pelo Comando de Operações Terrestres – COTER do Exército Brasileiro. Instrutor da Escola de Comando e Estado Maior do Exército – ECEME, da disciplina de Negociação no Curso de Política, Estratégia e Alta Administração do Exército – CPEAEx desde 1999.
Autor do livro "Negociação - fortalecendo o processo: como construir relações de longo prazo", publicado pela Ed. VISION, já na sua 7ª edição, com mais de 18 mil exemplares vendidos. Autor coordenador do livro "Negociação e Administração de Conflitos" da série Gerenciamento de Projetos, editado pela editora FGV, já na sua 3ª edição. Co-autor do livro "O ciclo de vida das organizações", editado pela Editora FGV em 1999, com mais de 10 mil exemplares vendidos. Entre 2002 e 2004 foi articulista da coluna mensal "Negociação" da Revista Conjuntura Econômica da FGV.
Idealizador e coordenador do projeto, aprovado pelo Ministério de Cultura em jun/2006, "As múltiplas faces do negociador brasileiro: 12 retratos da diversidade cultural nas negociações". Co-autor do trabalho de pesquisa "Dimensões Interculturais da Negociação: O Estilo Negocial Brasileiro" apresentado na 3ª Bienal Internacional de Negociação em Paris, em novembro de 2007 e de diversos artigos em publicações especializadas no Brasil e no exterior.
É sócio-gerente da VISION® Desenvolvimento de Pessoas, com sede no Rio de Janeiro. Desde 1986 vem atuando como Consultor Organizacional e de Negociação, Instrutor de Programas de Treinamento e Desenvolvimento, tendo colaborado com diversas instituições públicas e privadas, nacionais e multinacionais, no Brasil, Portugal e em países da América Latina.
Colaboramos de forma específica com os Programas de Educação Executiva de instituições com amplo reconhecimento nacional, como a Fundação Getulio Vargas, Universidade Federal Fluminense e UNISINOS.
O Curso de Formação de Negociadores, com 90 horas/aula de duração, coordenado pelo Prof. Eugenio do Carvalhal, conta com mais de 30 edições realizadas.
O conteúdo deste programa de Formação Executiva corresponde a uma Especialização Profissional em Negociação e é fundamentado no que há de mais consagrado no mercado de educação executiva nessa área do conhecimento.
Leia mais sobre o Curso de Formação de Negociadores.
O objetivo geral do Curso de Formação de Negociadores é o aprofundamento teórico e prático sobre o processo de negociação e as competências essenciais aos negociadores eficazes.
Além da compreensão sobre os fatores relacionais e substantivos que motivam a interação entre as partes, é oferecida ao participante uma metodologia para o autoconhecimento, um olhar “interno”, fundamental ao seu desenvolvimento como negociador, e um olhar abrangente, por meio do mapeamento dos stakeholders, essencial à eficácia de suas intervenções.
Os aspectos qualitativos e quantitativos presentes no processo são abordados de forma pragmática, assim como a importância dos condicionantes culturais, comunicacionais e normativos presentes nas negociações.
Trata-se de um curso verdadeiramente completo, praticamente um coaching de Negociação.
Diferenciais e vantagens exclusivas do curso:
RELEVÂNCIA DO CURSO
As pessoas administram suas energias na busca de caminhos eficazes e alternativas de ação ao expressar suas ideias, defender seus pontos de vista, trabalhar em grupo e negociar com clientes, fornecedores, superiores, pares, subordinados e demais partes interessadas – stakeholders.
Se por um lado, as divergências e os conflitos acontecem espontaneamente, como a força gravitacional, contrapondo, a negociação resulta de uma ação deliberada das partes na busca de uma posição de equilíbrio que atendam seus interesses. Em decorrência, a canalização de energias, por meio da negociação de alternativas criativas, propiciará soluções e acordos mais inovadores e duradouros para as partes.
O gerenciamento das energias humanas é um fator básico à melhoria do desempenho em qualquer área e, em especial na organização e nas suas relações com clientes, fornecedores e todos aqueles que afetam ou são afetados por suas ações.
Nem sempre todos os stakeholders estarão presentes. Apesar disso, os interesses nas questões em jogo, de todas as partes envolvidas, estarão influindo nos processos de tomada de decisão. Em função disso, tornam-se necessários conhecimentos sobre modelos de mapeamento das partes interessadas e de métodos alternativos de resolução de conflitos.
As novas realidades apontam para relações de longo prazo, parcerias, e ainda, para uma crescente interdependência nas cadeias logísticas integradas, em âmbito global e em contextos multiculturais. O ponto crítico que favorece a eficácia reside na habilidade de conviver construtivamente com as energias das partes interessadas, construir acordos e tomar decisões de qualidade, aceitáveis e passíveis de cumprimento.
Enfim, o Curso de Formação de Negociadores se propõe a desenvolver nos participantes uma ampla gama de habilidades integradas conceitualmente, requeridas à construção de acordos compartilhados. Para tanto, o foco do Curso reside na articulação dos conteúdos teóricos às demandas de ordem prática, com a intermediação dos principais modelos mentais de negociação, de modo a facilitar a adoção de abordagens positivas das negociações, em qualquer contexto.
PÚBLICO ALVO
OBJETIVOS
O Curso de Formação de Negociadores visa desenvolver nos participantes, por meio da prática, as competências, habilidades e técnicas fundamentais para:
DISCIPLINAS DO CURSO
Disciplinas | Horas-aula |
Negociação e Modelos Mentais – Estrutura e Processo | 18 |
Comunicação e Multiculturalidade nas Negociações | 18 |
Análise de Problemas, Oportunidades e Tomada de Decisão | 18 |
Estilos de Negociação, Influência e Diálogo com Stakeholders | 18 |
Negociação – Planejamento e Estratégias em Ação | 18 |
INSTRUTORES
Negociação - Fortalecendo o Processo
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Prof. Carvalhal
Veja a sinopse
Negociação e Administração de Conflitos
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Prof. Carvalhal
Veja a sinopse
Autor: Eugenio do Carvalhal
VISION Desenvolvimento de Pessoas
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9a Edição - digital
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Dia-a-dia estamos envolvidos em situações que envolvem conflitos ou nos deparamos com oportunidades que merecem ser aproveitadas. Quer queiramos ou não nós abordamos essas situações de alguma maneira. Como você age: de forma intuitiva e improvisada ou planejada?Como está sua preparação para essas situações? Como você pode fortalecer seu estilo de negociar? Como você pode fortalecer o processo como um todo visando estabelecer relações de longo prazo?
O papel que o profissional brasileiro, de qualquer segmento de atividade, deve desempenhar no seu contexto requer que a competência fundamental da negociação seja objeto de um fortalecimento constante. As práticas associadas ao ‘jeitinho brasileiro’: improvisação, imitação, descontração, etc., precisam ser enriquecidas por processos estruturados, assertivos, diretos. Isso requer a incorporação de conhecimentos que valorizem a experiência de negociador que cada um de nós tem.
Conhecer o estilo do negociador brasileiro é uma condição para perceber nosso próprio estilo e identificar as características que podem ser melhoradas. Entender, aprender e praticar os processos, métodos e técnicas de negociação é outra condição necessária para aumentar a probabilidade de êxito, pois, sem um conhecimento articulado, as bases do poder de negociação ficam enfraquecidas.
Nesse livro você, que é brasileiro e/ou que negocia com brasileiros, encontrará as informações necessárias para que possa ampliar seu campo de visão sobre Negociação, aprofundar seus estudos teóricos e fortalecer seu estilo e a maneira como aborda na sua prática os processos de negociação. Com isso as suas relações, tanto pessoais como de negócio, serão de longo prazo.
Autor Coordenador: Eugenio do Carvalhal; Autores: Gersem Martins De Andrade, João Vieira De Araújo, Marcelo Knust
FGV Editora
A negociação sempre esteve e, cada vez mais, está incorporada à vida contemporânea. Quando negociamos, questões materiais e relacionamentos sobem à balança e determinam um equilíbrio frágil, que nos desafia de forma contínua e implacável. O que fazemos e como fazemos para garantir os resultados que nos interessam podem facilitar nossas relações sociais. De modo recíproco, comportamentos, diferenças de estilos e formas de comunicação são gatilhos para potenciais conflitos cujos efeitos podem ameaçar os resultados almejados.
Quais as características fundamentais do NEGOCIADOR EFICAZ?
Autor: Eugenio do Carvalhal
VISION Desenvolvimento de Pessoas
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1a Edição - digital
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O Barão do Rio Branco foi um brasileiro que, através das negociações que participou, mudou o mapa do Brasil e moldou, por meio de uma abordagem exemplar, a forma pela qual as questões de limites territoriais deveriam ser tratadas e as fronteiras pudessem ser espaços de integração num contexto de paz propício a relacionamentos construtivos de longo prazo.
O livro é um estudo sobre suas estratégias e estilos com base em conhecidos modelos da teoria das negociações e exemplifica ações, escolhas estratégicas e estilos de influência por ele adotadas em suas negociações. Propõe também uma visão da atualidade sob a perspectiva de Rio Branco e questiona, de maneira crítica, se ele estará abandonado ou esquecido.
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Este livro é a reprodução do artigo base da palestra proferida em 20 de agosto de 2008 pelo Prof. Eugenio do Carvalhal no SEMINÁRIO: CRISES NA AMÉRICA DO SUL: LIÇÕES E PERSPECTIVAS – na Presidência da República / Gabinete de Segurança Institucional / Secretaria de Acompanhamento e Estudos Institucionais.
Autor: Eugenio do Carvalhal
VISION Desenvolvimento de Pessoas
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1a Edição - digital
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Coletânea de artigos de autoria de Eugenio do Carvalhal sobre o tema Negociação publicados entre 2000 e 2008.
Veja o currículo do Prof. Álvaro Esteves
Mestre em Gestão de Empresas pela Fundação Getulio Vargas – FGV-RJ,teve a oportunidade de atuar em organizações de diferentes portes, como executivo ou como consultor, acumulando grande experiência em Gestão.
Ex-executivo da IBM, dirigiu a área de Marketing Promocional do "IBM International Center" (Milão), dando consultoria às organizações IBM na Europa.
Como Diretor de importantes agências de publicidade, atuou em projetos institucionais, comerciais e de gestão de marcas para produtos de consumo, varejo, serviços e B2B de grandes anunciantes como Brahma, Nike, Sebrae, Tim, Vale. Em 1997 e 2005, foi eleito o Profissional de Planejamento e Pesquisa do Ano, pela Associação Brasileira de Propaganda.
Desde 2004, tem atuado como consultor em Sustentabilidade Corporativa, com ênfase no diálogo com públicos de interesse das empresas, participando do desenvolvimento de estratégias e da implementação de programas de engajamento com stakeholders em clientes como Santander, Tim, Ambev, Unimed-Rio.
Como conselheiro da ONG Casa da Arte de Educar, vem acompanhando o desenvolvimento e implementação de metodologias de ensino, como a Mandala dos Saberes, instrumento de mediação entre os saberes da escola e os de comunidades carentes, hoje utilizado em mais de 10.000 escolas no país(Educação Integral).
É autor dos livros "Tempo Orgânico" (Ed. Sinergia) e "Uma Questão de Tempo" (Ed. Objetiva); e co-autor (com Carlos Gentil Vieira) do livro "Gerente Animador" (Ed. Livro Técnico), vencedor do prêmio BRAHMA de Administração. Publicou, também, em co-autoria com seu neto, Daniel Borges, o livro “D8 RobotandtheRedBalloon”(Amazon).
Conduz oficinas de gestão do tempo há 20 anos.
É Consultor da VISION® Desenvolvimento de Pessoas desde 1993.
Na complexa realidade da sociedade contemporânea, as grandes queixas são de que “não temos tempo para nada” e de que “é difícil mantermos a atenção nas nossas prioridades”.
Como lidar com as escolhas que temos de fazer a cada poucos segundos?
Como avaliar o que é de fato mais relevante?
Como manter o foco no que estamos fazendo a cada momento, num contexto em que nossa atenção está sob ataque permanente?
O Curso de Gestão do Tempo e Produtividade mostra caminhos para conviver melhor com o tempo.
Leia mais sobre este curso.
O Curso de Gestão do Tempo e Produtividade foi desenvolvido para dar aos participantes uma nova perspectiva sobre o uso do tempo, oferecendo reflexão e ferramentas para lidar com um dos grandes paradoxos atuais: os ganhos de tempo proporcionados pela tecnologia não conseguem compensar as perdas de produtividade e de atenção provocados pelos excessos de informações e de estímulos e pela constante geração de novos elencos de “necessidades”. Na complexa realidade da sociedade contemporânea, as grandes queixas são de que “não temos tempo para nada” e de que “é difícil mantermos a atenção nas nossas prioridades”.
Com carga horária de 16 horas, o curso representa um passo adiante na administração do tempo convencional, que não se mostra mais suficiente para lidar com as escolhas que temos de fazer a cada poucos segundos, nos levando, na maioria das vezes, a simplesmente reagir às situações, sem conseguirmos avaliar o que é de fato mais relevante. Esta é uma das questões centrais abordadas pelo curso, juntamente com a necessidade de foco no que estamos fazendo a cada momento, num contexto em que nossa atenção está sob ataque permanente, nos distraindo daquilo que é de fato importante para nossos propósitos.
A VISION® Desenvolvimento de Pessoas está à disposição de sua empresa para orientar sobre o formato e a configuração mais adequados às necessidades e aos resultados esperados.
OBJETIVOS
PÚBLICO ALVO
INSTRUTORES
CONTEÚDO
METODOLOGIA
Veja o currículo do Prof. Álvaro Esteves
Mestre em Gestão de Empresas pela Fundação Getulio Vargas – FGV-RJ,teve a oportunidade de atuar em organizações de diferentes portes, como executivo ou como consultor, acumulando grande experiência em Gestão.
Ex-executivo da IBM, dirigiu a área de Marketing Promocional do "IBM International Center" (Milão), dando consultoria às organizações IBM na Europa e coordenando as atividades do Grupo de Usuários IBM no continente (COMMON), um pioneiro programa de diálogo e integração com Clientes.
Como Diretor de importantes agências de publicidade, atuou em projetos institucionais, comerciais e de gestão de marcas para produtos de consumo, varejo, serviços e B2B de grandes anunciantes como Brahma, Nike, Sebrae, Tim, Vale. Em 1997 e 2005, foi eleito o Profissional de Planejamento e Pesquisa do Ano, pela Associação Brasileira de Propaganda.
Desde 2004, tem atuado como consultor em Sustentabilidade Corporativa, com ênfase no diálogo com públicos de interesse das empresas, participando do desenvolvimento de estratégias e da implementação de programas de engajamento com stakeholders em clientes como Santander, Tim, Ambev, Unimed-Rio.
Como conselheiro da ONG Casa da Arte de Educar, vem acompanhando o desenvolvimento e implementação de metodologias de ensino, como a Mandala dos Saberes, instrumento de mediação entre os saberes da escola e os de comunidades carentes, hoje utilizado em mais de 10.000 escolas no país.
É autor dos livros "Tempo Orgânico" (Ed. Sinergia) e "Uma Questão de Tempo" (Ed. Objetiva); e co-autor (com Carlos Gentil Vieira) do livro "Gerente Animador" (Ed. Livro Técnico), vencedor do prêmio BRAHMA de Administração e conduz oficinas de gestão do tempo há 20 anos.Sua dissertação de Mestrado teve como título: Mediação e Arbitragem: perspectivas na administração dos conflitos em relacionamentos estratégicos interorganizacionais.
É Consultor da VISION® Desenvolvimento de Pessoas desde 1993.
Visite o blog de Alvaro Esteves. >>
Os diálogos com as partes interessadas em um processo de gestão de relacionamentos fazem uso intenso de técnicas de negociação e de administração de conflitos.
A eficácia dos diálogos com stakholders é fundamental para profissionais de todas as áreas e para o exercício da sustentabilidade, seja em programas socioambientais, em projetos, nas relações sindicais, ou nas cadeias logísticas e empresariais de todo tipo.
Leia mais sobre este novo programa da VISION®.
A nova realidade corporativa aponta para a necessidade de relações de longo prazo nas alianças, parcerias e nas cadeias logísticas integradas. Aponta também para crescente interdependência e convívio com outros públicos de interesse – stakeholders –, em ambientes multiculturais distintos.
Em ambos os casos, a resolução de conflitos, a negociação e, principalmente, o diálogo se tornam competências indispensáveis para uma gerência mais participativa e mais eficaz.
O curso é indicado para profissionais e gestores que têm na gestão de relacionamentos, internos e externos uma componente fundamental para o desempenho de suas funções; profissionais que, em algum momento e com intensidades distintas, precisam planejar, gerenciar ou participar de diálogos entre stakeholders.
Com carga horária de 16 a 24 horas, o programa permite um embasamento consistente e o desenvolvimento de habilidades por meio da aplicação imediata dos conteúdos conceitual e prático abordados. Estudos de caso e simulações são adaptados às necessidades funcionais específicas de cada turma de participantes.
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Veja o currículo do Prof. Paulo Pfeil
Doutor em Engenharia de Produção pela COPPE – Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ. Engenheiro Civil e Economista pela Universidade Federal Fluminense – UFF. Possui o Curso de Comercialização e Suprimento de Petróleo e Derivados – COSUP, da PETROBRAS.
Desenvolveu atividades profissionais como trader na comercialização externa de derivados de petróleo na Petrobrás, produtos e serviços na Interlinks, Flórida, USA; e como consultor de diversas organizações.
Docente em diversas Instituições de Cursos de Pós-Graduação (FGV-Management, Universidade Estácio de Sá, entre outras), programas de treinamento e capacitação da Universidade Corporativa da PETROBRAS, Associação de Bancos no Estado do Rio de Janeiro - ABERJ e Associação Nacional das Instituições do Mercado Aberto - ANDIMA, bem como de inúmeras instituições e empresas brasileiras.
Professor do Departamento de Engenharia de Produção da UFF, Setor de Economia, Finanças e Gestão de Tecnologia e Inovação. Coordenador do Convênio de Cooperação Técnico-Científica UFF/Universidade Ulm, Alemanha, é membro do Comitê de Acompanhamento da Assessoria Internacional da Reitoria da UFF. Exerce também a Coordenadoria Acadêmica de Programas Internacionais de Extensão com as Universidades de Braunschweig e Tuebingen, Alemanha.
Com o objetivo de promover a integração multicultural de profissionais brasileiros com o contexto europeu são oferecidos programas executivos na Alemanha.
Vários eventos anuais são organizados por Paulo Pfeil, professor da Universidade Federal Fluminense e consultor da VISION®, em parceria com a consultora Roswitha Meyer da Meyro Consulting - Tuebingen, Alemanha.
Leia mais sobre os programas na Alemanha. >>
Veja o currículo do Prof. Hermano Roberto Thiry-Cherques
Pós-Doutorado em Médiation Culturelle, Université de Paris. Doutor em Ciência da Engenharia, COPPE - UFRJ. Mestre em Filosofia, IFCS - UFRJ. Bacharel em Administração, EBAP/FGV. Estudos complementares no Brasil e na Alemanha - Deutsche Stiftung für internationale Entwicklung.
Professor Titular - Fundação Getulio Vargas // Senior Researcher - University of Maryland, College Park. Professor Visitante - Université Paris III, Sorbonne Nouvelle // Professor Visitante ESCP-EAP - European School of Management // Professor Visitante - Université de Lilly.
Consultor de agências internacionais (Nações Unidas, OEA, UNESCO, OMS, BID), empresas e organizações governamentais, no Brasil e no exterior (Argentina, Chile, Colômbia, Espanha, Equador, Estados Unidos, Guiné-Bissau, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal e Venezuela).
A ampliação e aceleração do trânsito de informações, de capitais e de produtos veio evidenciar os conflitos morais entre domínios diversos, entre culturas distintas.
Os indivíduos sacrificam, consciente ou inconscientemente, suas convicções em favor de responsabilidades reais ou imaginárias?
A vida afetiva e a vida social são sacrificadas em função da vida econômica, da sobrevivência no sistema econômico?
Estas e outras questões sobre Trabalho, Ética e Incertezas no atual contexto das organizações fazem parte das pesquisas que se traduzem em oficinas, palestras, workshops e cursos do professor Hermano.
Visite o blog de Hermano Roberto Thiry-Cherques. >>
Veja o currículo da Profa. Vera Lúcia de Souza
Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), mestre em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/EBAPE), especialista em dinâmica de grupo pela Sociedade Brasileira de Psicodrama, Psicoterapia e Dinâmica de Grupo (Sobrap) e em Psiconeuroimunologia pelo Instituto Paulista de Stress da Universidade de São Paulo (USP). Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Sócia-Diretora da VZ Espaço Organizacional. Sócia-diretora da Interface – Tecnologia, Administração e Educação. Ampla experiência gerencial em tecnologia educacional, gestão de recursos humanos e planejamento estratégico. Realização de trabalhos de consultoria em empresas públicas e privadas. Docente nos Cursos MBAs e in company da Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ), onde foi homenageada como destaque acadêmico em 2004 e 2005, do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC-RJ) e da Escola Nacional de Administração (EPAD), em Angola. Terapeuta.
Autora de artigos científicos e do livro Gestão de desempenho: julgamento ou diálogo? (FGV: 2002). Coordenadora e co-autora dos livros Gestão de desempenho (FGV: 2005) e Gestão com pessoas em saúde (FGV:2009). Apresentação de trabalhos e papers em Congressos e seminários no Brasil e no exterior, destacando-se O Problema do Desemprego no Brasil no XIX Congresso sobre Problemas na América Latina, patrocinado pela Universidade do Texas, Institute of Latin American Studies (EUA, Austin, janeiro de 1999).
A comunicação interpessoal está na base da gestão dos relacionamentos. Devido à forte complementaridade do tema com os conteúdos de Negociação e Liderança, sua combinação com essas disciplinas permite o aprofundamento de questões específicas e relevantes como, por exemplo, o diálogo com Stakeholders, no caso dos Cursos de Negociação, e a comunicação clara e aberta entre líderes e equipes, abordada no Curso de Liderança e Equipes de Alto Desempenho.
Saiba mais sobre o Curso Comunicação Interpessoal.
O Curso de Comunicação Interpessoal foi idealizado para desenvolver nos participantes a utilização da comunicação como instrumento de diferenciação competitiva, nos processos e ambientes organizacionais.
Com carga horária de 12 a 24 h/a, o curso aborda aspectos fundamentais da comunicação, as principais barreiras e desafios à interação humana e formas de superá-los. Questões comportamentais, percepções, estilos sociais, comunicação verbal e não-verbal, clareza na apresentação e difusão de ideias são alguns dos temas cobertos pelo curso.
A VISION® Desenvolvimento de Pessoas está à disposição de sua empresa para orientar sobre o formato e a configuração mais adequados às necessidades e aos resultados esperados.
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METODOLOGIA
Veja o currículo do Prof. Geraldo Ferreira
Mestre em Gestão Empresarial pela Fundação Getulio Vargas no Rio de Janeiro - FGV-RJ. Bacharel em Administração pela Fundação Getulio Vargas - EBAPE (RJ) e em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Participou de diversos cursos e seminários no Brasil e no exterior, dentre os quais se destacam Desenvolvimento Gerencial, através do Allen Zoll Institute de Saint Louis, USA, e Análise de Problemas e Decisões pela Kepner & Tregoe de Chicago, USA.
Desenvolveu-se profissionalmente e especializou-se na área de Recursos Humanos. Ao longo de 25 anos de carreira na IBM Brasil, gerenciou os departamentos de Salários e Benefícios, Desenvolvimento de Pessoal, Desenvolvimento Gerencial, Relações com Funcionários e Recursos Humanos, em todos os cargos com responsabilidade a nível País, na matriz da empresa e no Centro Educacional da IBM-Gávea, no Rio de Janeiro. Foi diretor da ABRH - Associação Brasileira de Recursos Humanos, seção do Rio de Janeiro.
É docente convidado dos programas de pós-graduação da FGV-RJ onde conduz as disciplinas de Análise de Problemas e Tomada de Decisões; Comportamento Organizacional; Administração de Conflitos; e Liderança e Trabalho em Equipe. É coordenador acadêmico de Cursos de Desenvolvimento de Líderes.
Participou, entre 2000-2002, da preparação dos Contingentes Brasileiros para as ações no Timor Leste, através das Nações Unidas, coordenada pelo Comando de Operações Terrestres - COTER do Exército Brasileiro.
É coautor do livro Ciclo de Vida das Organizações, publicado pela Editora Fundação Getulio Vargas em 1999, com mais de 10 mil exemplares vendidos.
É sócio-gerente da VISION® Desenvolvimento de Pessoas, com sede no Rio de Janeiro. Vem atuando, desde 1985, como Consultor de Recursos Humanos e Instrutor de Programas de Treinamento e Desenvolvimento, tendo colaborado com diversas instituições públicas, privadas, nacionais e multinacionais no Brasil, Portugal e em países da América Latina.
O Curso de capacitação em Liderança Transformadora e Desenvolvimento de Equipes de Alto Desempenho tem como foco a conscientização dos participantes sobre a importância dos compartamentos dos líderes em momentos de mudanças, rupturas e transformações associadas aos ciclos de vida das organizações, das equipes, dos projetos e de suas próprias carreiras.
Leia mais sobre o Curso de Liderança e Equipes de Alto Desempenho.
Compreender a responsabilidade sobre a gestão de pessoas é fundamental para o desenvolvimento do líder transformador, capaz de mobilizar talentos, apontar direções, converter visão em ação e gerar resultados desejados por todos.
Profissionais e gestores são estimulados a debater a relação prática entre liderança e arquitetura organizacional, desafios, oportunidades e incertezas com os quais líderes e equipes são confrontados ciclicamente no ambiente profissional.
Para cumprir com esse objetivo, o conteúdo programático é dividido em dois blocos: o primeiro trata da identificação e fortalecimento das habilidades e comportamentos essenciais à liderança, e o segundo explora uma metodologia de desenvolvimento de equipes de alto desempenho, através de ferramentas para diagnóstico e elaboração de planos de ação.
O curso é oferecido com carga horária de 16 a 24 horas.
OBJETIVOS
Ao término do curso é esperado que o participante:
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Autores: Eugenio do Carvalhal e Gerando Ferreira
VISION Desenvolvimento de Pessoas
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1a Edição - digital
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As circunstâncias ambientais fazem com que ocorra, a intervalos de tempo cada vez mais curtos, um conjunto radical de mudanças. Isso é tão antigo quanto a história e tão novo quanto cada ciclo que se inicia.
As empresas, como organismos vivos, nascem, buscam uma identidade, crescem, se diferenciam, atingem a maturidade, algumas vezes o sucesso, se acomodam, declinam e morrem ... nem sempre nessa ordem e não necessariamente percorrendo todos esses estágios.
Esse desenvolvimento, algumas vezes, ocorre de forma natural e relativamente tranquila, e outras vezes de maneira extremamente turbulenta.
O desempenho dos organismos vivos chamados empresas depende de como são aproveitadas as oportunidades, pelos líderes e pelas pessoas que delas fazem parte, em cada um desses estágios. Para que isso seja possível, é fundamental não apenas conhecê-los, mas saber ler a essência de suas características.
As mudanças em curso, além de mais rápidas, são mais complexas e cada vez mais difíceis de ser previstas. Para diminuir o estresse decorrente dessa crescente imprevisibilidade, é necessário ao líder perceber, sob óticas diferentes, o momento e a natureza dos pontos de ruptura e das áreas de desordem.
Por se manifestarem através de movimentos potencialmente geradores de conflitos, os pontos de ruptura, mutação, transição ou transformação tem o componente de desordem amplificado.
Será a desordem algo necessariamente ruim? Ou será um sinal de renovação com o qual é necessário saber conviver? Ou ainda ... promover a desordem transformadora é uma ação aparentemente caótica que está na base da sobrevivência organizacional?
Nessas circunstâncias é essencial ao líder compreender o ciclo de vida das organizações, através de alguns de seus elementos mais importantes, como as ações de liderança transformadora nas equipes, para levá-las ao alto desempenho. Ao abordar adequadamente esses elementos centrais, as organizações estarão considerando o aspecto fundamental do comportamento organizacional, o pepopleware.
Contamos com um quadro de Consultores e Palestrantes que possuem sólida formação acadêmica aliada a uma ampla experiência profissional, aptos a atuar em todos os estados brasileiros, em países de língua portuguesa e em qualquer país da América Latina.
Trabalhamos com organizações públicas e privadas, nacionais e multinacionais.
Veja a lista completa das empresas para as quais já prestamos serviço. >>
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